A música é uma forma de expressão universal que atravessa culturas e gerações. Na infância, essa exposição pode ser particularmente benéfica. Estudos mostram que a educação musical está associada a várias melhorias no desenvolvimento infantil. Devido aos inúmeros benefícios, logo, surge a pergunta: por onde começar?
Já adiantamos que além da escola, este processo envolvente e dinâmico pode ser explorado no ambiente familiar. Quer algumas dicas? Continue a leitura.
Musicalização em casa
Existem várias maneiras de incluir a musicalização na rotina dos pequenos. Em casa, algumas atividades podem ser realizadas de maneira simples e sem pressa. Veja a seguir algumas opções.
- Cante junto com a criança;
- Crie uma rotina musical;
- Dance em família;
- Explore sons do dia a dia;
- Incentive a criação de instrumentos musicais caseiros
- Inclua livros musicais e histórias com som;
- Use músicas para ensinar conceitos básicos.
Benefícios da educação musical na infância
Além de criar conexões e gerar memórias afetivas, a educação musical oferece inúmeros benefícios. Veja abaixo os que mais se destacam.
Cognitivamente
O ato de aprender e tocar música envolve a ativação de várias áreas do cérebro, promovendo uma maior interconexão neuronal, o que pode resultar em um melhor desempenho acadêmico.
Emocionalmente
As crianças que participam de atividades musicais frequentemente demonstram uma maior capacidade de reconhecer e lidar com suas próprias emoções. Esta conexão emocional facilita a criação de vínculos afetivos significativos e apoia a saúde emocional das crianças.
Socialmente
Já no campo social, a educação musical oferece oportunidades para o trabalho em equipe e a cooperação. Participar de corais ou conjuntos musicais ensina as crianças a colaborar, ouvir ativamente e respeitar a contribuição dos outros, habilidades estas fundamentais para uma interação social saudável.
Caminhos paralelos para o desenvolvimento infantil
Como vimos, a musicalidade estimula várias áreas e auxilia no desenvolvimento infantil de inúmeras maneiras.
A musicoterapia, quando introduzida precocemente, pode ajudar a fortalecer vínculos emocionais, reduzir níveis de estresse em bebês e melhorar o padrão de sono e o desenvolvimento sensorial, promovendo uma intervenção positiva desde os primeiros dias de vida do bebê.
Com o mesmo objetivo, os exames pré-natais e testes neonatais também visam o desenvolvimento saudável das crianças. O teste do pezinho, por exemplo, assegura a identificação precoce de condições que podem afetar o bem-estar das crianças, permitindo que muitas doenças sejam tratadas precocemente.
Atualmente, o Teste do Pezinho Nova Era é um exame exclusivo no Brasil, que permite a detecção precoce de mais de 400 doenças e condições potencialmente tratáveis. Esse teste de triagem neonatal é o único que combina análises genéticas e bioquímicas, aumentando as chances de identificar inúmeras doenças genéticas ou metabólicas graves.
Você sabia que pode agendar a coleta do Teste do Pezinho do seu bebê ainda na maternidade? Preparamos um guia completo para tirar estas e outras dúvidas sobre um dos principais testes que todo o recém-nascido deve fazer.
Conheça o DLE
O Laboratório DLE – Genética Humana, Doenças Raras e Genômica é referência em triagem neonatal, erros inatos do metabolismo, genética molecular, citogenética, bioquímica genética e exames raros. Conheça nossas áreas de atuação e agende os exames, como o Teste do Pezinho, para evitar doenças irreversíveis e garantir tranquilidade para você e sua família.
Se você quer agendar o Teste do Pezinho do seu bebê entre em contato com: 21 4020-8080
Siga as nossas redes