Os pés inchados na gravidez estão entre os desconfortos mais comuns que as futuras mamães enfrentam durante a gestação. Esse inchaço, muitas vezes, é resultado de várias mudanças que acontecem no corpo durante essa fase.
Durante a gravidez, é natural que o volume de sangue e líquidos aumentem significativamente para ajudar no desenvolvimento do bebê, e uma parte desse líquido pode acabar se acumulando principalmente nas regiões extremas do corpo. Mas calma! Apesar de desconfortável, na maioria dos casos, esse inchaço é temporário e pode ser amenizado com alguns cuidados simples que contamos a seguir.
Como aliviar os pés inchados durante a gestação?
Para aliviar os temidos pés inchados na gravidez, existem boas maneiras que podem reduzir esse sintoma. Quer conhecer nossas dicas? Então, fique atenta e aproveite as nossas sugestões.
Evite ficar em pé ou sentada por muito tempo
Pode não parecer, mas ficar muito tempo na mesma posição pode fazer com que os seus pés fiquem inchados. Isso acontece porque ficar parado por muito tempo, seja sentada ou em pé, favorece o acúmulo de líquidos nos pés e perna. Portanto, lembre-se de fazer pequenas pausas para caminhar ou alongar ao longo do dia.
Pratique exercícios leves
Se preferir, práticas como caminhadas, ioga para gestantes e hidroginástica são ótimas opções para manter o corpo em movimento. Além de estimularem a circulação sanguínea e diminuírem o inchaço dos pés e pernas, os exercícios também contribuem para o bem-estar físico e emocional durante a gravidez.
Eleve os pés sempre que possível
Outra boa dica é manter os pés elevados sempre que tiver um tempinho. Essa prática ajuda a estimular a circulação sanguínea, reduzindo o acúmulo de líquidos nas extremidades. Com isso, é possível evitar que os pés fiquem tão inchados.
Use meias de compressão
As meias de compressão são grandes aliadas de toda mamãe durante a gestação. Elas também ajudam a melhorar a circulação e evitar que o sangue fique “parado” nas pernas e nos pés. Vale conversar com o seu médico para escolher o modelo mais adequado, combinado?
Realize exames
Outra orientação e uma das mais importantes, é seguir com os exames indicados durante e após a gestação. Para a maioria das mamães, o inchaço nos pés é normal e não sinaliza nenhum problema. Ainda assim, vale sempre ficar atenta, não é mesmo?
A realização dos exames pré-natais é fundamental para garantir que tudo esteja correndo bem com você e o bebê. Além disso, testes como o teste do pezinho, feito logo após o nascimento, ajudam a identificar precocemente diversas condições de saúde no recém-nascido.
Atualmente, o Teste do Pezinho Nova Era é um exame exclusivo no Brasil, que permite a detecção precoce de mais de 400 doenças e condições potencialmente tratáveis. Esse teste de triagem neonatal é o único que combina análises genéticas e bioquímicas, aumentando as chances de identificar inúmeras doenças genéticas ou metabólicas graves.
Sabia que você pode agendar a coleta do Teste do Pezinho do seu bebê ainda na maternidade? Descubra com precisão e rapidez, informações essenciais sobre a saúde do seu recém-nascido.
Conheça o DLE:
O Laboratório DLE – Genética Humana, Doenças Raras e Genômica é referência em triagem neonatal, erros inatos do metabolismo, genética molecular, citogenética, bioquímica genética e exames raros. Conheça nossas áreas de atuação e agende os exames, como o Teste do Pezinho, para evitar doenças irreversíveis e garantir tranquilidade para você e sua família.
Fale com a equipe DLE:
📧 canaldocliente@dle.com.br
📱 (21) 40208080
🌐 www.dle.com.br
Siga as nossas redes: