Faz Mal Balançar o Bebê?

Você já deve ter ouvido alguém dizer que balançar o bebê acalma. Mas, já parou para pensar se todo ato de balançar é mesmo seguro? 

A verdade é que quando falamos de cuidados com o bebê, tudo gira em torno da delicadeza e da intenção por trás dos gestos. E é sobre isso que vamos conversar hoje! Continue lendo.  

Afinal, podemos ou não balançar o bebê?

Compreender o que está por trás dessa prática e como agir com carinho e segurança desde os primeiros dias de vida do seu pequeno é essencial. Mas, será que o bebê gosta mesmo de ser balançado e essa prática é segura? 

A resposta é sim! Quando realizada com delicadeza, o balançar pode sim ser reconfortante para o bebê, especialmente se for feito com movimentos lentos e ritmados, de forma bem natural.

O que deve ser evitado neste caso, são os movimentos bruscos, acelerados ou repetitivos demais. Sempre pense que o bebê acabou de chegar ao mundo e está descobrindo tudo ao redor, portanto, movimentos suaves transmitem mais segurança. 

Aproveite e use esse momento como uma oportunidade para criar mais conexão com o bebê. Cante canções de ninar para acalmar o seu bebê, abrace e olhe nos olhos. O segredo é essa troca que conforta e tranquiliza.

Quais posições trazem mais segurança e acalmam o bebê?

Felizmente, existem posições que são reconfortantes para os recém-nascidos e trazem essa sensação de proteção tão necessária. 

No colo, com a cabeça apoiada no peito é um lugar super aconchegante para o seu bebê. Ouvir os batimentos do seu coração traz uma lembrança familiar, já que ele escutava isso enquanto ainda estava na barriga.

Outra posição que costuma funcionar bem é deixá-lo de ladinho. Com o bebê bem acomodado e com o corpo contornado por almofadas, pode ajudar bastante na hora do descanso.

Que tal colocá-lo de bruços no colo? Lembre-se de que essa prática deve ser feita sempre com supervisão. Essa posição pode ajudar a acalmar e ainda proporcionar um momento de puro aconchego.

Aprender maneiras de oferecer segurança para o bebê é muito importante, principalmente nos primeiros meses de vida.

A preocupação com a saúde dos nossos pequenos é muito importante e se faz presente em nossas vidas desde que eles ainda estão na barriga. Por isso, estar em dia com todos os exames é fundamental para garantir que tudo corra bem. Os exames pré-natais, os testes de triagem, como o Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida, e o acompanhamento do pediatra são essenciais. 

Hoje, contamos com o Teste do Pezinho Nova Era, que identifica mais de 400 doenças e condições e é o único teste de triagem neonatal no Brasil a combinar análises genéticas e bioquímicas. 

Você sabia que pode agendar a coleta do Teste do Pezinho do seu bebê ainda na maternidade? Preparamos um guia completo para tirar estas e outras dúvidas sobre um dos principais testes que todo o recém-nascido deve fazer.

Conheça o DLE:

O Laboratório DLE – Genética Humana, Doenças Raras e Genômica é referência em triagem neonatal, erros inatos do metabolismo, genética molecular, citogenética, bioquímica genética e exames raros. Conheça nossas áreas de atuação e agende os exames, como o Teste do Pezinho, para evitar doenças irreversíveis e garantir tranquilidade para você e sua família. 

Fale com a equipe DLE: 

 📧 canaldocliente@dle.com.br
📱 (21) 40208080
🌐 www.dle.com.br

Siga as nossas redes: