Tudo bem se você ainda não tem certeza de como realizar a lavagem nasal no seu bebê, afinal, essa fase é repleta de descobertas e aprendizados, não é mesmo?
A lavagem nasal é uma prática simples, mas muito eficaz que pode auxiliar na higiene e respiração do seu filho, especialmente nos primeiros meses de vida. Ela ajuda na remoção do muco acumulado nas vias aéreas, melhorando o desconforto e prevenindo possíveis condições respiratórias.
Para tirar todas as suas dúvidas e entender quando a lavagem nasal é indicada, como realizá-la corretamente e os benefícios dessa prática na rotina de cuidados dos pequenos, continue lendo.
Quando fazer a lavagem nasal infantil?
Cada caso é um caso, portanto, a lavagem nasal deve ser feita sempre que o bebê estiver com o nariz entupido ou ainda como parte da rotina diária de higiene, especialmente em recém-nascidos que ainda não respiram muito bem pela boca.
Até aproximadamente o sexto mês de vida, os bebês respiram quase que exclusivamente pelo nariz. Portanto, manter as vias nasais sempre desobstruídas é muito importante. Lembrem-se de ter esse cuidado.
Geralmente, as lavagens nasais são realizadas:
- Quando o nariz do bebê está entupido, seja por muco ou secreções;
- Antes da amamentação, pois facilita a respiração e ajuda o bebê a se alimentar melhor;
- Antes de dormir, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono;
- Como maneira preventiva em épocas de clima seco.
Dicas para uma lavagem nasal segura
A lavagem nasal pode parecer desafiadora no começo, mas com prática e delicadeza, o processo se torna rápido e tranquilo. Veja o passo a passo:
- Antes de iniciar a lavagem nasal no seu bebê, higienize bem as suas mãos;
- Deite o bebê de lado ou coloque-o em posição inclinada, com a cabeça levemente virada para o lado oposto da narina que será lavada;
- Aplique jatos contínuos, de maneira suave pela narina oposta à que será limpa;
- Agora repita o processo do outro lado;
- Se preferir, use um aspirador nasal para remover o excesso de secreção. Lembre-se de realizar esse processo com cuidado.
- Pronto! Agora é só secar o rostinho do seu bebê com uma toalha de tecido macio.
Para se sentir mais segura e verificar se há alguma recomendação específica, o ideal é conversar com o médico do seu bebê.
Benefícios da lavagem nasal
A lavagem nasal além de ajudar a aliviar os incômodos dos pequenos, oferece diversos benefícios para a saúde respiratória dos bebês, principalmente durante os primeiros meses de vida quando eles ainda não sabem assoar o nariz e são mais sensíveis a infecções.
A grande vantagem é que ela pode ser realizada em bebês de todas as idades, desde os recém-nascidos até os mais crescidinhos. Também é importante mencionar que a melhora do sono e a alimentação são outros benefícios, já que o bebê consegue respirar melhor durante as mamadas e à noite.
A preocupação com a saúde dos nossos pequenos é muito importante e se faz presente em nossas vidas desde que eles ainda estão na barriga. Por isso, estar em dia com todos os exames é fundamental para garantir que tudo corra bem. Os exames pré-natais, os testes de triagem, como o Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida, e o acompanhamento do pediatra são essenciais.
Hoje, contamos com o Teste do Pezinho Nova Era, que identifica mais de 400 doenças e condições e é o único teste de triagem neonatal no Brasil a combinar análises genéticas e bioquímicas. Você sabia que pode agendar a coleta do Teste do Pezinho do seu bebê ainda na maternidade? Preparamos um guia completo para tirar estas e outras dúvidas sobre um dos principais testes que todo o recém-nascido deve fazer.
Conheça o DLE:
O Laboratório DLE – Genética Humana, Doenças Raras e Genômica é referência em triagem neonatal, erros inatos do metabolismo, genética molecular, citogenética, bioquímica genética e exames raros. Conheça nossas áreas de atuação e agende os exames, como o Teste do Pezinho, para evitar doenças irreversíveis e garantir tranquilidade para você e sua família.
Fale com a equipe DLE:
📧 canaldocliente@dle.com.br
📱 (21) 40208080
🌐 www.dle.com.br
Siga as nossas redes: