Cariótipo de Sangue para Doenças Hematológicas com Banda G

Indicação do exame

Doenças hematológicas tais como Leucemia, linfoma, anemia, plaquetopenia, leucocitose, mieloma múltiplo, policitemia vera, trombocitemia essencial, LMC, LMA, LPA. É indicado somente quando não for possível coletar amostra da medula óssea e se houver alta porcentagem de blastos circulantes (>20%).

Número de Células Análisadas

20 células.

Preparo do Paciente

Não é necessário jejum. Se o paciente estiver em uso de antibiótico aguardar, preferencialmente, 15 dias após o término do medicamento para realizar a coleta.

Amostra

Volume: Para adulto, 5 a 10 mL; para recém-nascido, 2 a 5 mL.
Sangue total colhido em tubo de heparina sódica (Na-heparin ou tubo de tampa verde) ou em seringa* heparinizada (encaminhar a seringa sem agulha, com tampa protetora de seringa).
Enviar preferencialmente em materiais fornecidos pelo DLE.

Estabilidade

60 horas após a coleta se mantido sob refrigeração (2-8°C).

Transporte da Amostra

Enviar a amostra refrigerada com gelo reciclável, sem contato direto com o gelo para evitar congelamento e consequente inviabilidade celular.
Vide Instrução para envio

Método

Cromossomos obtidos a partir de cultura temporária de linfócitos com bandamento G – Estudo numérico e estrutural dos cromossomos com resolução de 300 – 550 bandas.

Prazo

20 dias corridos.

Interferentes

Ausência de blastos na circulação periférica, amostra hemolisada, coagulada, anticoagulante incorreto, temperatura de transporte inadequada, tempo de estabilidade excedido.

Observação

Encaminhar cópia do hemograma colhido dentro das 24h que antecedem a coleta do cariótipo.

*As marcas BD e Sarstedt são marcas validadas que não possuem substâncias citotóxicas